6 dicas imperdíveis de como preparar seu pet para a chegada do bebê

Pet cachorro encostado na barriga de uma mulher grávida, aguardando a chegada do bebê

Hoje em dia, tem sido cada vez mais comum casais terem um PET antes de terem filhos. Eles fazem parte da família e requerem cuidados diários, assim como muita atenção e carinho.

Com a chegada de um bebê, aumentam as responsabilidades, as tarefas, compromissos e o cansaço. A atenção, que antes era somente de seu bichinho, agora deverá ser compartilhada.

Para que seu animal não se sinta deixado de lado e tenha mudanças de comportamento, como fazer xixi fora do local, parar de comer, ou ter momentos de depressão e ansiedade, é muito importante prepará-lo para que esses episódios desagradáveis não aconteçam.

Listamos 6 dicas imperdíveis que fará com que você se sinta mais segura e preparada para este momento.

Um pet lambendo as mãos do bebê e sua mãe.
Fonte: Canva

1 – BARRIGA CRESCENDO

Crie uma rotina diária para que seu pet acompanhe o crescimento da sua barriga e vá se acostumando com a ideia de dividir a atenção. Com ele em seu colo, explique que tem um bebê dentro da sua barriga que está se desenvolvendo e crescendo e fará parte da família, deixe ele cheirar, lamber e deitar a cabeça em sua barriga.

2 – CHEIRANDO ROUPINHAS

Sempre que ganhar ou comprar roupinhas para o bebê mostre para seu filho de quatro patas, deixe ele cheirar, deitar-se em cima, lamber (você vai lavar mesmo), faça ele participar de momentos felizes relacionados ao bebê. Isso faz com que ele vá conhecendo e identificando o novo cheirinho que estará pela casa. Se possível compre um brinquedinho novo para ele também.

3 – PREPARANDO O QUARTO

Conforme for montando o quarto do bebê, vá explicando ao seu pet que ali será o local onde o bebê irá dormir, passe alguns minutos do dia com o pet no futuro quarto do bebê. Isso faz com que ele se acostume com o novo ambiente em que você ficará por um bom tempo do seu dia.

 

4 – VACINAS DO PET EM DIA

É muito importante para a saúde e segurança de todos que o seu bichinho de estimação tenha as vacinas em dia, bem como anti-pulgas e vermífugos. A higiene básica do seu Pet também é imprescindível, banhos semanais, cortes de unhas e limpezas das patas.

5 – MANTER A ROTINA

Sabemos que ter um recém-nascido em casa muda muitas coisas, o cansaço que toma conta dos pais, as noites mal dormidas, a falta de tempo. Mas é essencial que você tente ao máximo não mudar a rotina do seu animal. Leve-o para passear nos mesmos horários, faça carinho nele e aproveite para brincar e deixar ele te lamber antes de você tomar banho.

6 – RECEBENDO VISITAS

Quando receber visitas em sua casa evite prender o bichinho em algum cômodo. Peça para que as visitas também cumprimentem e deem um pouco de atenção ao animal antes de ir direto ao bebê. Nunca esqueça de pedir que as visitas lavem as mãos e sempre deixe potes de álcool gel espalhados pela casa.

Depois de tantas dicas legais, você se sente mais segura em preparar seu pet para a chegada do bebê?

Conheça também brinquedos e jogos para crianças de diversas idades.