O sono do bebê é uma questão polêmica e recém-nascidos não dormem por longos períodos de tempo. Mamães grávidas, assim como pais novos, frequentemente são aconselhados a se prepararem para aquelas noites longas e dormir o máximo que puderem antes do bebê nascer.
O sono é muito importante. Todos nós precisamos dormir. Durante o sono, a energia é restaurada, o crescimento e o reparo dos tecidos ocorrem e hormônios importantes são liberados para o crescimento e desenvolvimento.

Então, quais fatores afetam o padrão de sono de um bebê?
Os bebês têm seus próprios ritmos biológicos. Muitas vezes leva-se vários meses para que o padrão de vigília e sono do dia / noite de um bebê se estabeleça e isso é normal.
Porém, podemos listar alguns fatores que podem atrapalhar o sono do bebê e de toda a família:
- Ambiente – Local
- É possível que o bebê não se sinta confortável em seu berço ou local que está dormindo. Alguns bebês se movem muito enquanto dormem, batem na borda do berço e despertam, o que faz com que o bebê não durma bem. Nestes casos, garanta que o seu colchão não é muito macio e, se for o caso, mude para um colchão mais duro. Uma outra dica é utilizar os ninhos redutores de berço para bebês. O ninho de bebê é ótimo para acostumar o recém nascido a dormir dentro do berço. Ele tem a função de simular o útero e por ser mais apertado, confortam e lembram o aconchego que tinham quando estavam dentro da mãe.
- Temperatura do Ambiente
- Excesso de calor ou de frio podem atrapalhar o sono do bebê. Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se sentir a temperatura na barriga, no peito ou nas costas. Se estiver com frio, a pele estará fria. Verificar a temperatura nas mãos e nos pés não é recomendado, pois geralmente estão mais frios que o resto do corpo. Se o bebê estiver com calor, estes locais, incluindo o pescoço, estarão úmidos e o bebê suado.
- Barulhos
- Barulhos repentinos ou constantes podem perturbar o sono do bebê. Os motores de geladeiras, ruídos de máquinas de lavar roupa, elevadores e eletrodomésticos são os mais frequentes. Durante a noite, diminua os ruídos da casa e acostume seu bebê a dormir em um ambiente calmo.
A música para bebê dormir é uma alternativa que pode ajudar seu bebê a se sentir seguro, relaxado e calmo, além de ajudar a diminuir os níveis de energia e estimular o corpo a se preparar para o sono naturalmente.
- Barulhos repentinos ou constantes podem perturbar o sono do bebê. Os motores de geladeiras, ruídos de máquinas de lavar roupa, elevadores e eletrodomésticos são os mais frequentes. Durante a noite, diminua os ruídos da casa e acostume seu bebê a dormir em um ambiente calmo.
- Luz
- A luz pode ser um problema para os bebês que acordam cedo ou que têm problemas para dormir. O brilho das luzes da rua, a luz do infravermelho de um aparelho ou a TV são as causas mais frequentes de incômodo. O excesso de luz inibe a secreção da melatonina, o hormônio do sono que é liberado durante o sono profundo. Por isso, desde cedo escureça o ambiente para fazer seu bebê dormir.
- Roupa do Bebê
- O bebê deve estar sempre vestido confortavelmente para dormir. Etiquetas, materiais sintéticos, costuras e meias apertadas podem causar desconforto e impedir que o bebê durma a noite toda. Verifique se a pele não tem marcas vermelhas do atrito de suas roupas e se o tamanho da roupa é adequado.
- Fraldas
- Fraldas molhadas e assaduras são uma das causas frequentes que incomodam o sono do bebê. Utilize fraldas e pomadas de qualidade durante a noite.
- Nascimento dos dentes do bebê
- A dor e desconforto do nascimento dos dentes podem atrapalhar o sono do bebê. Os bebês podem apresentar coceira na gengiva e outros incômodos que refletem no sono. Alivie os sintomas do nascimento dos dentes do bebê utilizando mordedores adequados e remédios naturais como o Camilia, que ajudam na irritabilidade e dor.
- Fome
- Os bebês mais novos precisam mamar com frequência e a fome é outro fator que pode acordar o bebê. A mamada dos sonhos pode ajudar. Esta estratégia é fazer com que o bebê mame “dormindo”. Normalmente ela acontece entre às dez horas e a meia-noite, sem o bebê acordar totalmente. Ajuda com a fome e evita que o bebê acorde durante a madrugada. Mas é importante ressaltar que cada bebê é um individuo único e cada um se comporta de um jeito.
- Cólicas e Gases
- Cólica e gases não é uma doença ou diagnóstico, mas uma combinação de fatores. Alguns fatores como sistema digestivo imaturo, refluxo, alergias alimentares ou intolerância a lactose podem gerar a cólica nos bebês. Massagem na barriguinha e remédios naturais como o Colic Calm, que ajudam na irritabilidade, podem aliviar a dor da cólica do bebê.
- Doenças
- O bebê doente não consegue dormir porque não está se sentindo bem. Fique atento a sintomas como vômitos, diarreia, erupções cutâneas e febre, entre outros. Às vezes, os sintomas não são visíveis, como no caso das otites, onde talvez o bebê acalme quando você acorda, porque, ao ficar de pé, a dor diminui. Em todos os casos, você deve consultar um pediatra.
- Picadas de insetos
- Muitas vezes a picada de mosquito na pele delicada do bebê, especialmente durante o verão, incomodam muito. Porém, antes dos 6 meses não é possível utilizar repelentes diretamente na pele do bebê, portanto devemos tomar algumas medidas como utilização de mosquiteiros nos berços e telas de proteção na janela.
Uma outra alternativa excelente é a utilização de adesivos repelentes que podem ser colocados na roupa do bebê ou os repelentes ultrassônicos ou eletrônicos que ajudam a repelir mosquitos e pernilongos sem efeitos colaterais para os bebês. Eles não soltam nenhum agente químico no meio ambiente, podendo ser utilizado em qualquer ambiente interno ou externo.
- Muitas vezes a picada de mosquito na pele delicada do bebê, especialmente durante o verão, incomodam muito. Porém, antes dos 6 meses não é possível utilizar repelentes diretamente na pele do bebê, portanto devemos tomar algumas medidas como utilização de mosquiteiros nos berços e telas de proteção na janela.
Noite tranquila de sono
Alguns acessórios podem ajudar no sono do bebê. Durante os primeiros 12 meses, podem ser utilizados a chupeta, som do ruído branco e a música para fazer o bebê dormir. Acima de 12 meses você já pode introduzir a naninha ou bicho de pelúcia.
Para contribuir com o sono, também é importante estabelecer uma rotina na hora de dormir. Observe sempre o que pode estar atrapalhando o sono do bebê.
E você, como faz para seu bebê dormir bem?