Neste post, Debra responde a pergunta de outra mãe que deseja saber porque seu filho mais velho mastiga tudo que vê pela frente.
Pergunta: Meu filho de 9 anos mastiga tudo… borrachas, espuma de borracha, golas de camisa. Ele sempre teve uma fixação oral desde criança, colocando brinquedos na boca e mastigando tudo que estava à vista. Isso é algo mais do que um comportamento típico da infância? Li em alguns fóruns de discussão que seus ” Grabbers ” são frequentemente usados por outras crianças com o mesmo problema. Estou buscando conselhos…
Ótima pergunta. Para bebês e crianças pequenas, colocar coisas na boca é um estágio normal do desenvolvimento oral .
Algumas crianças, no entanto, continuam a mastigar itens não alimentares muito depois da fase de boca/dentição. Para alguns, é uma fase passageira. Mas outros indivíduos sempre terão necessidade de mastigar, o que pode continuar na idade adulta.

Por que? Pode haver muitos motivos diferentes e nem sempre é uma resposta direta. Mas na minha experiência pessoal com as crianças que atendo em terapia, normalmente é um ou uma combinação de:
ESTRESSE / ANSIEDADE
A explicação mais comum para algumas crianças mastigarem é o estresse e/ou ansiedade, pois a mastigação fornece informações proprioceptivas à mandíbula que são muito calmantes e organizadoras. É semelhante, por exemplo, a como algumas pessoas roem as unhas quando estão nervosas, ou andam de um lado para o outro, respiram profundamente, batem os pés, etc. Todos esses são mecanismos de como lidamos com o estresse.
O estresse de que estamos falando pode ser o estresse diário – quando as crianças estão frustradas, bravas ou cansadas. Também pode ser a ansiedade adicional de ir para um novo lugar, retornar às aulas na escola, etc. A mastigação normalmente aumenta em relação à quantidade de estresse E em relação à forma como as crianças lidam com o estresse.
Mastigar é uma maneira fácil de os pequenos se acalmarem porque:
- É um plano motor conhecido.
- Há sempre algo por perto que eles possam mastigar (seja seguro/apropriado ou não) – uma camisa, lápis, brinquedo, algo apanhado do chão, etc.
- Eles também podem controlar o que se passa em sua boca, algo que muitas crianças não conseguem fazer com frequência.
NECESSIDADES SENSORIAIS
Mastigar como mecanismo calmante é especialmente verdadeiro para crianças com autismo e/ou transtorno de processamento sensorial (TPS).
Indivíduos com problemas sensoriais processam o mundo de maneira diferente e, muitas vezes, isso pode ser muito opressor. Por exemplo as luzes podem ser mais brilhantes, os sons podem ser mais altos, o toque pode ser doloroso, e assim por diante.
Abreviação de autoestimulação, stimming é uma forma de indivíduos com problemas sensoriais se organizarem e gerenciarem todas as informações extra-sensoriais que bombardeiam seus sistemas. Stimming normalmente é qualquer coisa repetitiva, como bater as mãos, balançar para frente e para trás, girar coisas, repetir certas palavras, mastigar , etc.

CONSCIÊNCIA/PROPRIOCEPÇÃO CORPORAL
Processamos o mundo ao nosso redor através de nossos sentidos, um dos quais é o menos conhecido “sexto sentido” chamado propriocepção. Resumindo, a propriocepção é a nossa capacidade de saber onde está o nosso corpo no tempo e no espaço. É como processamos as informações de nossas articulações e músculos para mover e posicionar o corpo.
Quando as crianças têm dificuldades em interpretar adequadamente esta informação, isso pode representar uma série de problemas. Você pode vê-los colidindo com coisas, tendo mau controle motor, “balançando” e não sendo capazes de ficar parados ou concentrados, e/ou muitas outras coisas.
Contudo, essas crianças, em particular, necessitam do que chamamos de “estimulação sensorial” para regular seus sistemas. Isso é algo que um terapeuta ocupacional pode ajudar e muito. É criado especificamente para cada criança dependendo de suas necessidades e normalmente inclui algum tipo de atividade de trabalho pesado. Se não houver uma rotina sensorial em vigor, ou se por algum motivo eles não estiverem recebendo a quantidade certa de estímulos proprioceptivos compensatórios em qualquer momento do dia, eles podem tentar se autorregular por conta própria. E muitas vezes eles fazem isso através da mastigação porque, novamente, é algo que eles conhecem, têm acesso e podem controlar, e fornece informações proprioceptivas para a mandíbula.
CONSCIÊNCIA ORAL
Alguns indivíduos têm o que é chamado de “hipossensibilidade oral”, que é uma maneira elegante de dizer que não têm nenhuma sensação na boca.
Portanto para usar uma comparação que provavelmente seja mais identificável, imagine que, por algum motivo, você diminuiu a sensibilidade nos dedos. Como você compensaria? Você provavelmente pressionaria as coisas com mais força, agarraria as coisas com mais força, talvez procuraria coisas que fossem texturizadas e tivessem muitas informações táteis, e assim por diante.
Da mesma forma, indivíduos com consciência oral limitada podem procurar atividades que proporcionem maior feedback oral, como comer alimentos crocantes, encher a boca de comida, ranger os dentes e/ou (você adivinhou) mastigar qualquer outra coisa que ver pela frente. Mas é possível, porém, “acordar” a boca e aumentar a sensação. Para mais informações, clique aqui.

CONCENTRAÇÃO
Você já mascou chiclete durante um teste? Ou mastigou a tampa de uma caneta ou lápis enquanto tentava se concentrar em alguma coisa? Se não, então provavelmente você conhece alguém que fez ou faz. Isso ocorre porque a mastigação pode ser uma forma muito eficaz de aumentar o foco e bloquear outras distrações, principalmente por ser um movimento repetitivo. A mastigação também ativa os músculos da mandíbula até o pescoço, o que proporciona maior estabilidade e ancoragem, principalmente para crianças com planejamento motor diminuído.
TRANSTORNO ALIMENTAR CONHECIDO COMO “PICA”
O transtorno alimentar chamado de “Pica” é caracterizada pela necessidade/desejo não apenas de mastigar, mas de comer itens não alimentares (papel, argila, areia, etc.), então se você suspeitar que é por isso que seu filho está mastigando, procure ajuda médica imediatamente.
DENTIÇÃO
Não é incomum ver crianças mastigando para obter alívio quando seus molares de 6 anos começam a nascer, entretanto se esta for a causa, provavelmente passará quando os dentes terminarem de se posicionar.
SONDA GÁSTRICA (G-TUBE)
Quando os indivíduos não conseguem comer pela boca, eles ainda podem desejar ou sentir falta do ato de mastigar. Deixe-os satisfazer essa necessidade mastigando um mordedor durante a alimentação por sonda.
TÉDIO / HÁBITO
Todos nós temos nossos hábitos. E, novamente, se uma criança está entediada, há sempre algo por perto que pode ser mastigado, seja seguro ou não.
O que você pode fazer para ajudar?
Lembre-se: não é que eles QUEREM mastigar, é que PRECISAM mastigar. Embora às vezes morder/mastigar possa ser comportamental, na minha experiência é mais frequentemente relacionado ao sentido. Nesse caso, dizer-lhes para pararem não vai funcionar, pois por uma razão ou outra, seu corpo está dizendo que eles precisam mastigar e eles estão ouvindo com habilidade.
Você pode garantir que eles façam isso com segurança, dando-lhes uma saída adequada para mastigar . O Grabber que você mencionou foi criado especificamente para esse propósito. Também fazemos um semelhante em forma de Y chamado Y-Chew , mordedores topppers de lápis para uma maneira fácil de mastigar enquanto escreve, e “colares mordedores” para informações sensoriais orais discretas em movimento. Cada um deles vem em 3 níveis de resistência identificados por cores:
- Padrão/Suave – este é o nível mais suave, recomendado para mastigadores suaves (que não costumam mastigar coisas).
- XT/Média Firme – XT significa “Xtra Tough”. Este nível é mais firme, mas ainda bastante mastigável, recomendado para mastigação moderada (esta é uma opção mais duradoura para aqueles que eventualmente conseguem mastigar itens)
- XXT/Super Firme – XXT significa “Xtra Xtra Tough”. Este nível é o mais firme, recomendado para indivíduos com grandes necessidades sensoriais orais que conseguem mastigar rapidamente o nível XT e/ou outros itens difíceis (como legos, itens de madeira, etc.).
Vários formatos são longos e delgados o suficiente para alcançar a área dos molares posteriores – é aqui que a mastigação é normalmente mais necessária, porque fornece a entrada mais proprioceptiva para a mandíbula. E todos os mordedores da Ark são feitos nos EUA.
Para obter ajuda para escolher o(s) correto(s), consulte esta Tabela de Mastigação e/ou Guia de Mastigação para restringir as opções. Sinta-se também à vontade para nos enviar uma mensagem para recomendações específicas.

Para alguns indivíduos, isso pode ser tudo o que é necessário – apenas alguns estímulos motores orais de vez em quando para regular, acalmar e focar.
Para outros, uma ferramenta para mastigar por si só pode não ser suficiente, especialmente se a mastigação for agressiva e/ou opressora. Entretanto pode ser necessário consultar o pediatra da criança para obter suporte adicional e, particularmente, quando a mastigação é sensorial, um terapeuta ocupacional (TO) pode ajudar a montar uma dieta sensorial de estratégias adicionais.
Para mais estratégias sensoriais orais e conselhos para quem precisa mastigar, clique aqui .
Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.