A volta às aulas pode ser um momento muito estressante para qualquer criança, pois ela se adapta a novos ambientes, novos amigos, novos professores, novas aulas, etc. Você poderá ver suas necessidades sensoriais aumentarem durante esse período, por exemplo, a criança pode ficar muito inquieta na aula, pode agir mais, pode começar a mastigar coisas ou se ele já tem costume de mastigar, a sua mastigação pode aumentar ainda mais, etc. Felizmente, porém, dar às crianças as ferramentas adequadas para regular os seus sistemas pode ajudá-las significativamente neste período. Neste artigo vamos falar sobre estratégias sensoriais para a volta às aulas.

ANTES DO COMEÇO DA ESCOLA
- Prepare a criança com antecedência – faça um tour pela escola para que ela possa se sentir mais confortável com o ambiente antes que ele comece a ficar agitado. Mostre onde ficam os banheiros, o refeitório, etc. Mostre paredes, móveis em particular. Isso pode realmente confundir uma criança se de repente o refeitório tiver metade do tamanho porque o separador de salas está fora!
- Se você souber o horário da criança com antecedência, faça uma caminhada prática pela escola com ela. Visite as salas de aula e outras áreas na ordem em que a criança o fará durante a escola.
- Vá conhecer o professor com antecedência.
- Discuta ruídos inesperados que eles possam ouvir (alarme de incêndio, campainha da escola tocando, pessoas falando em alto-falante, etc.)
DURANTE AS TRANSIÇÕES NA ESCOLA
- Permita que a criança use abafadores de ruídos durante as transições, se necessário.
- Faça com que a criança carregue a mochila durante todas as transições como peso adicional para ajudar a se acalmar.
- Ao formar filas, faça com que a criança seja a primeira ou a última pessoa da fila. Contudo isso diminuirá as chances de ser esbarrada ou tocada por outras crianças.
- Se as transições entre as aulas forem muito intensas, pergunte se a criança pode fazer a transição um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde do que as outras crianças para reduzir a ansiedade/ruído/multidões.
NA SALA DE AULA
- Veja se o professor permitirá que a criança distribua papéis ou recolha itens das outras crianças quando surgir a ocasião, pois isso lhe dará a oportunidade de se levantar e se mover um pouco, o que pode ajudar a aumentar a atenção quando ele se sentar novamente.
- Dê à criança itens sensoriais para a sala de aula, como uma bola anti-stress, brinquedo de inquietação, etc. para manipular durante o dia para diminuir a ansiedade e acalmar-se.
- Amarre uma theraband (ou qualquer faixa elástica) nas pernas da carteira da criança para que ela possa empurrar/puxar contra ela com os pés.
- Um lápis com peso pode ajudar a aumentar o foco ao escrever.
- Peça à criança que se sente numa bola para reduzir os movimentos e a inquietação.
PARA QUALQUER MOMENTO
• Peça à criança que junte as mãos numa posição de “oração” e, em seguida, conte de 10 a 20 como estratégia para se acalmar.
• Peça à criança que coloque as mãos debaixo da cadeira e, em seguida, tente puxá-la do chão enquanto permanece sentada. Conte até 10 ou 20.
• A respiração profunda também pode ajudar. Faça 5 respirações profundas e lentas.
• Dê à criança uma opção segura para morder. Morder pode ser muito calmante e regulador (confira a concentração na imagem acima!), por isso é perfeito tanto para dentro quanto para fora da sala de aula. Chiclete pode funcionar se os professores permitirem e/ou um colar mordedor como forma discreta de mastigar. Os mordedores para lápis também são uma solução sensorial conveniente para a sala de aula.
Algumas das estratégias acima podem precisar ser listadas no programa de educação individualizado da criança, mas lembre-se: os pais podem solicitar uma reunião em qualquer época do ano se forem necessários ajustes, ocorrerem mudanças, etc. Não precisa ser apenas no início ou no final do ano letivo.
E como sempre, não deixe de discutir as necessidades da criança com seu terapeuta ocupacional.
Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.