O fechamento labial (também conhecido como selamento labial) é a capacidade de fechar os lábios em torno de uma colher, canudo, copo, etc. Portanto, também é importante para dizer certos sons da fala, como /p/b/m/, e é um fator na prevenção da baba. Neste texto você irá aprender alguns exercícios de fechamento labial possíveis para fazer com seus pacientes.
Recentemente, trabalhei com uma criança de 9 anos que tem síndrome de Angelman. A mãe perguntava se havia algo que ela pudesse fazer para diminuir a baba. Uma das primeiras coisas que procuro saber ao receber esse tipo de informação, é se a criança tem ou não fechamento labial. A criança não estava fechando os lábios e não podia fazê-lo sob comando, então toquei o Z-Vibe em seus lábios por cerca de 2 a 3 segundos e pronto – imediatamente seus lábios se fecharam. Esperei alguns minutos e repeti o estímulo, e ela fechou os lábios novamente. Concluímos que ela só precisava daquela informação sensorial extra para estar ciente de seus lábios para fechá-los.
Às vezes, um simples aviso como esse provoca o fechamento dos lábios. Outras vezes, você pode precisar praticar mais até que o conceito “pegue” ou até que eles tenham habilidade motora oral para fazê-lo. Na verdade, só depende da criança.
Exercícios com a Ponteira Fina e o Z-vibe
Para praticar ainda mais o fechamento labial, aqui está um dos meus exercícios favoritos:
- Primeiro explique à criança o que você vai fazer. Em seguida, demonstre em você mesmo e/ou em um fantoche para maior clareza.
- Coloque a ponteira Fine entre o meio dos lábios.
- Instrua a criança a apertar a ponta fina com os lábios. Os lábios devem selar e mostrar alguma franzido. E a criança deve usar apenas os lábios (sem morder a ponta) para que os lábios façam todo o trabalho.
- Repita isso em incrementos em direção ao canto da boca para um lado.
- Repita para do outro lado da boca.
Fazer isso em ambos os cantos da boca garante que você esteja trabalhando em toda a extensão dos lábios (algumas crianças tendem a ter vazamentos nos cantos dos lábios, por exemplo).
Exercícios com a Ponteira Bite-N-Chew XL
Se este exercício for muito difícil, experimente-o com a ponteira Bite-n-Chew XL . Essa ponteira tem um diâmetro maior e por isso é mais fácil fechar os lábios ao redor dela.
Outra maneira divertida de trabalhar o fechamento labial (e o arredondamento labial, que é importante para sons de “oh”, por exemplo) é com a ponteira Pirulito – Popette:
- A ponteira Popette é um adaptador que permite usar pirulitos com o Z-Vibe. Para isso, basta girar a ponta Popette na alça Z-Vibe como qualquer outro acessório de ponteira. Em seguida, pressione a haste de um pirulito na ponta da popette (você pode cortar a haste do pirulito se for muito longa).
- Coloque o pirulito logo dentro da boca da criança. Em seguida, deixe-o provar rapidamente.
- Agora, oriente a criança a fechar os lábios sobre o pirulito (para que o doce fique dentro da boca).
- Puxe suavemente o pirulito e instrua a criança a manter os lábios fechados. Em seguida, diga: “Não me deixe tirar isso da sua boca!”
- Faça cerca de 10 puxões suaves. Então dê-lhes a chance de engolir. Em seguida, repita mais duas vezes. Se necessário, use a mão oposta para apoiar o queixo/mandíbula.
Este exercício ajuda a estimular a força, o fechamento e o arredondamento dos lábios. Para mais exercícios como esses, confira o livro Z-Vibe.
Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.