Neste artigo vamos descobrir porque os bebês colocam tudo na boca. Por volta dos 5-6 meses de idade, quase tudo ao seu alcance vai direto para a boca, por exemplo chaves, brinquedos, pés, etc. Esta exploração oral tem vários benefícios/razões de desenvolvimento:
Confira abaixo alguns dos principais motivos:
- É assim que os bebês aprendem pela primeira vez sobre o mundo que os rodeia, pois eles estão utilizando todos os seus sentidos para experimentar coisas novas, o que inclui o sentido do paladar.
- Proporciona um “treino” para a musculatura motora oral. Balbuciar e, eventualmente, morder/mastigar coisas é como nossa língua, lábios, bochechas e mandíbula aprendem a se mover e se coordenar uns com os outros. É também como os músculos da boca se fortalecem na preparação para comer e emitir sons da fala quando ficam mais velhos.
- Acostuma a boca a experimentar diferentes texturas e sensações, o que favorece a transição posterior para alimentos sólidos. Na verdade, quando as crianças chegam até mim com aversões a texturas/problemas sensoriais na terapia alimentar, uma das primeiras coisas que pergunto à mãe/ao pai é se a criança passou pelo estágio de colocar os objetos na boca. Caso contrário, provavelmente precisaremos trabalhar na dessensibilização .
- A exploração oral é uma maneira dos bebês se acalmarem e se auto-acalmarem.
Portanto, falar não é apenas um estágio completamente normal do desenvolvimento da primeira infância, mas também deve ser incentivado. Contudo, certifique-se de fornecer a eles uma opção segura para boca/mastigar , como um Baby Grabber ou Baby Tetra.
.

Devo também observar que nem todas as crianças passam pela fase de balbuciar e para muitas crianças tudo bem! Mas, se a criança tiver dificuldades na transição para purês e depois para alimentos sólidos mais tarde, você pode consultar um terapeuta alimentar para ver se há alguma sensibilidade oral e/ou atrasos motores orais.
Se um bebê não procura ativamente a boca, experimente mergulhar seus mordedores em purê para aumentar o interesse. Entretanto, você também pode fornecer informações orais de diferentes maneiras, como por meio de massagem nas gengivas ou acariciando os lábios, bochechas e língua com uma Z-vibe junto de uma ponteira Probe (que você também pode mergulhar em purês, como mostrado abaixo). Isso é algo que recomendo especialmente para bebês com síndrome de Down .

A duração da fase de boca/mastigação pode variar para cada criança. Às vezes, as crianças continuam colocando coisas na boca até a dentição parar. Ou, às vezes, ele para e recomeça quando a dentição começa (a entrada nas gengivas pode ser muito calmante quando novos dentes estão tentando nascer). Na verdade, só depende da criança. Então siga o exemplo deles, dê-lhes uma opção para morder sempre que necessário e aproveite esse momento especial porque eles sempre crescem rápido demais!
Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.